Renato Gaúcho assumiu o Vasco para salvar a carreira do Coutinho
Renato Gaúcho, sem a permanência garantida no Grêmio para 2025, surge como um dos principais nomes para substituir Rafael Paiva no comando do Vasco.
A possível ida do treinador para o Cruz-Maltino remete a um episódio marcante de sua carreira, quando ele já teve a oportunidade de orientar o clube em 2008. Naquela época, Renato foi o responsável por lidar com o jovem Philippe Coutinho, então com apenas 16 anos. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Vasco.
Renato Gaúcho e Philippe Coutinho: a história de mentoria que aconteceu no Vasco
Contratado pelo Vasco em setembro de 2008, Renato teve um papel importante na formação de Coutinho, que estrearia pelo time principal apenas em 2009. Em meio ao turbulento período do clube, com o rebaixamento à Série B, o treinador optou por não apressar a entrada do jovem talento em campo.
“É preciso conhecer o jogador antes de colocá-lo em uma situação tão difícil. Ele tem qualidade, mas seria imprudente colocá-lo em um momento tão delicado”, afirmou Renato na época.
Apesar da cautela de Renato, Coutinho se consolidou como um dos maiores nomes da história recente do futebol brasileiro, tendo sua carreira alavancada por sua passagem no Vasco, com destaque para sua evolução técnica e experiência. Hoje, com Renato novamente cotado para o Vasco, a história de mentor e pupilo pode se repetir, com a promessa de mais uma fase de crescimento para o clube e seus jogadores. Lembrando que apesar da especulação o Renato Gaúcho não vai assumir o cargo, pois ele e o Vasco não chegaram a um acordo.
Agenda Vasco
O Vasco só entra em campo novamente no mês de janeiro de 2025. Na estreia do Campeonato Carioca, o Gigante da Colina jogará fora de casa, contra o Nova Iguaçu. A partida está marcada para o dia 11 de janeiro.