Ídolo do Flamengo parou o Rio de Janeiro e decidiu vestir a camisa do Vasco

Com mais de 10 títulos conquistados e 500 gols marcados pelo Flamengo, Zico é certamente o maior ídolo da história do clube. No entanto, o ex-jogador possui até hoje o carinho de parte da torcida do Vasco. Isso porque o “Galinho”, como é carinhosamente chamado, tinha uma grande amizade com Roberto Dinamite, o principal jogador dos 126 anos de Vasco da Gama.

E nada mais justo que lembrar de um dos capítulos mais bonitos dessa relação na semana em que se completaram dois anos da partida do eterno 10 da Colina. Em março de 1993, na despedida de Dinamite dos gramados, Zico vestiu a Cruz de Malta para jogar ao lado de Bob no amistoso contra o Deportivo La Coruña, da Espanha.

(Fernando Maia)

Mais detalhes sobre a partida

Na época no Kashima Antlers, do Japão, Zico veio para o Brasil para participar da festa que celebrava a carreira de Dinamite. Dentro de campo, 2×0 para o time espanhol, com gols de Bebeto e Nando. Apesar do resultado, que pouco importava naquele momento, uma história que transcende o clubismo havia sido escrita naquele dia.

Em entrevista recente, inclusive, o Galinho voltou a falar sobre seu respeito pelo Gigante da Colina. “O Vasco é um clube que eu tenho um respeito muito grande. Quando eu encerrei minha carreira, o Vasco foi o único clube que presidente Calçada foi ao Maracanã e me entregou uma placa pelos meus serviços prestados ao futebol brasileiro, então tem coisas que a gente não esquece”, disse.