Vasco usou número ABSURDO de jogadores na última década
De acordo com um levantamento do Centre for Sports Studies (CIES) Football Observatory, grupo de estatísticas do futebol com sede na Suíça, o Vasco está entre os clubes do mundo que mais utilizaram jogadores diferentes na última década.
Ainda sobre a pesquisa, dentre os 20 clubes da Série A, o Vasco ocupa a 5ª colocação entre os times que mais vezes escalaram jogadores diferentes; foram, ao todo, 238 atletas utilizados pelo Gigante.
Confira o ranking brasileiro de atletas utilizados (partindo dos clubes que menos utilizaram):
- Corinthians: 160 jogadores
- Atlético-MG: 167 jogadores
- São Paulo: 175 jogadores
- Flamengo: 176 jogadores
- Palmeiras: 183 jogadores
- Santos: 183 jogadores
- Grêmio: 188 jogadores
- Fluminense: 197 jogadores
- Internacional: 199 jogadores
- Athletico-PR: 201 jogadores
- Cruzeiro: 210 jogadores
- Fortaleza: 213 jogadores
- América-MG: 234 jogadores
- Botafogo-RJ: 235 jogadores
- Vasco: 238 jogadores
- Bahia: 243 jogadores
- Goiás: 258 jogadores
- Coritiba: 259 jogadores
- Cuiabá: 266 jogadores
- RB Bragantino: 288 jogadores
Ainda assim, o Athletic Bilbao foi o clube que mais vezes usou jogadores diferentes ao redor do mundo. Isso pode ser explicado devido a cultura vivida pelo clube: somente jogadores bascos, ou seja, aqueles nascidos no País Basco, região ao nordeste da Espanha e do sudoeste da França. A atuação pode ser comparada ao Vasco utilizar apenas jogadores do Rio de Janeiro ou nascidos no bairro São Cristóvão, por exemplo.
Paulo Bracks fez promessa para o Vasco no Brasileirão
Em entrevista para o programa ‘Seleção Sportv’, o diretor de futebol do Vasco, Paulo Bracks, afirmou que o clube segue buscando opções para a qualificação do elenco vascaíno que disputou o Brasileirão de 2023.
Estamos próximos de um número de jogadores que entendemos ser adequado para o início do Campeonato Brasileiro. Ainda temos um mês de janela. O grupo não está fechado. Alguns movimentos ainda serão feitos. Não vou expor posições ou números, mas há a possibilidade de saídas e de entradas.
Paulo Bracks, sobre novas contratações
Recentemente, o Vasco esteve muito próximo da contratação do atacante e artilheiro do Volta Redonda e do Cariocão de 2023. Lelê, que já havia acordado verbalmente com o Gigante, voltou atrás e assinou um pré-contrato com o Fluminense.