Goleiro lendário do Vasco da Gama nasceu 125 anos atrás
Antes do lendário Barbosa, outro goleiro vascaíno já se destacava no início do século passado. Recebendo preconceito por sua cor de pele, jogador e motorista, na época, Nelson da Conceição chegou ao Vasco depois de se destacar na Liga Suburbana.
Mesmo com os atos racistas sofridos pela imprensa, Nelson ajudou o Gigante da Colina a chegar na elite do futebol em 1922 e 1923. Além disso, o ídolo vascaíno ainda tornou-se o primeiro negro a sagrar-se campeão carioca e vestir a camisa da Seleção Brasileira.
Existem muitos relatos de que, ainda naquela época, nos confrontos entre Vasco e Fluminense nas Laranjeiras, muitos torcedores tricolores se encaminhavam para os gols de onde Nelson defendia, apenas para insultar o goleiro por sua cor.
Nelson faz parte de lista de grandes goleiros vascaínos
A verdade é que Nelson pode ser considerado o primeiro goleiro ídolo do Vasco, além de abrir portas para a série de grandes jogadores que o Gigante teve na mesma posição.
De Carlos Germano à Leão, de Fernando Prass à Barbosa, a verdade é que Nelson da Conceição marcou época e calou a boca de muitos racistas que já naquela época cometiam atos repugnantes e inaceitáveis.
Jogo de estreia do primeiro arqueiro negro, Nelson da Conceição, do Vasco da Gama:
No dia 20 de abril de 1919, o goleiro Nelson da Conceição fez o seu primeiro jogo com a camisa vascaína, no empate por 1 a 1 com a equipe do Palmeiras (RJ). Em 07 de setembro daquele ano, disputou pelo Vasco a sua primeira partida em campeonato, na vitória cruzmaltina por 2 a 0 sobre o Sport Club Rio de Janeiro. O encontro era válido pelo returno do campeonato da 2ª Divisão da LMDT. A importância de Nelson para o Vasco da Gama fica evidenciada pela forma como entrou na equipe e com a análise da sua frequência nos jogos. O melhor goleiro dos subúrbios cariocas veio para ocupar a vaga de titular, tratava-se de uma “contratação” vital para as pretensões do clube. Trecho retirado do site oficial do Vasco da Gama