Participante de série sobre “pegação” vira Diretor do Vasco da Gama
O basquete do Vasco da Gama está de volta e o clube cruzmaltino já definiu cargos para a modalidade. Ex-participante do programa “De Férias com EX” e “rei” das apostas esportivas, o empresário Pedro Ortega será o novo diretor de basquete do Gigante da Colina.
Pedro assinou um contrato com o cruzmaltino onde ele realizará ações de relacionamento institucional e com investidores e, também com o ex-jogador e multicampeão Gegê Chaia, que será responsável pela gestão técnica da divisão de basquete.
Ortega já é bastante familiarizado com gestão dentro do Vasco. Ele teve bastante sucesso sendo o diretor do Fut7 e do futsal do Gigante da Colina. O objetivo do cruzmaltino com sua escolha é estabelecer um modelo de gerenciamento compartilhado, com o foco em inserir o Almirante novamente no NBB.
“Acredito tanto no projeto que além da minha imagem, invisto também com a minha empresa”, afirmou Ortega durante a assinatura da parceira. A ação também contou com a presença do Vice-Presidente de Esportes Olímpicos e Paralímpicos Marcel Kaskus, do Gerente Executivo de Esportes Olímpicos e Paralímpicos, Carlos Magno Barros, e de Gegê Chaia.
Entenda como será o planejamento do basquete do Vasco em 2023
O planejamento do projeto será divulgado no mês de janeiro. No entanto, o Vasco já adiantou duas ações: a primeira é o retorno da base da equipe de basquete cruzmaltina. A segunda é a participação na disputa da Liga Nacional de Desenvolvimento (LDB), que vai contar com jovens promessas nacionais da categoria Sub 19.
Apesar do “desaparecimento” da modalidade nos últimos anos, o Vasco da Gama é um clube multicampeão no basquete. O Gigante da Colina conquistou o Campeonato Nacional masculino em 2000, e teve o ano mais vitorioso de sua história em 2001, quando conquistou o Nacional feminino e masculino, além de duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes.
E o basquete do Vasco também é responsável por marcas históricas na modalidade em âmbito nacional. O cruzmaltino foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA na história. O episódio aconteceu em 1999, quando o Almirante enfrentou o San Antonio Spurs, campeão da liga americana na época. O Gigante da Colina acabou sendo derrota, em partida que equivalia ao Mundial de Clubes na época.