Só os verdadeiros torcedores vão lembrar quando o Vasco usou essa camisa

Em 2009, o Vasco da Gama jogou a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube do Rio de Janeiro foi o primeiro colocado na competição nacional de pontos corridos, com 76 pontos conquistados. Foram 22 vitórias, dez empates e seis derrotas, com 58 gols marcados e 29 gols sofridos (29 de saldo), e o aproveitamento foi de 67%.

Ao lado do Vasco, o Guarani, o Ceará e o Atlético Goianiense também subiram para a elite do futebol brasileiro. Os times que caíram da Primeira Divisão nacional foram: Coritiba, Santo André, Náutico e Sport.

Em 2009, a patrocinadora do Vasco era a Penalty

Para celebrar a volta a Série A do Campeonato Brasileiro, o Gigante da Colina lançou uma camisa comemorativa especial. Ela foi vendida com o número 12 nas costas e tinha uma faixa dourada. O “Extra” escreveu na época:

“O caso de amor vivido entre o Vasco e a torcida tem se refletido em lucro para o clube. Em apenas 15 dias, 40 mil camisas comemorativas do acesso à Primeira Divisão foram vendidas. Com carga inicial de 20 mil peças, a Penalty foi obrigada a providenciar dois novos lotes de 10 mil para atender à demanda e deverá terceirizar a produção para dar conta dos novos pedidos.”

No Campeonato Brasileiro de 2010, o Vasco foi o 11º colocado, com 49 pontos. Na temporada seguinte, o time de São Januário ficaria com o vice-campeonato da competição, somando 69 pontos.

“A venda de produtos licenciados foi uma das apostas do Vasco para a temporada deste ano e o clube espera impulsionar o setor com a construção de quatro lojas temáticas da Penalty, uma em São Januário, outra na sede da Lagoa, outra num shopping do Rio ainda a ser escolhido e outra numa capital do Nordeste,” continuou o “Extra”.