Vasco contratou um dos maiores craques de todos os tempos
Dedé foi revelado nas categorias de base do Volta Redonda e marcou sua carreira defendendo dois times brasileiros: Vasco da Gama e Cruzeiro, e em 2012, foi votado como o 63º maior brasileiro de todos os tempos, em eleição popular promovida pelo SBT.
Com a camisa do Gigante da Colina, Dedé fez 160 jogos e 19 gols. O zagueiro se destacou no time de 2011 do Vasco, quando ganhou a Copa do Brasil e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro. Em sua partida de número 100 com a camisa do time carioca, Dedé marcou duas vezes e deu uma assistência. O jogo terminou 5 a 2 para o Vasco contra o Universitário, time do Peru, e o jogo foi válido pela Copa Sul-Americana.
Zagueiro marcou sua carreira com as camisas do Vasco e Cruzeiro
Dedé deixou o Vasco no dia 17 de abril de 2013, quando foi anunciado pelo Cruzeiro. Ele custou 14 milhões de reais e se tornou a transferência mais cara da história do clube mineiro. Em sua primeira temporada vestindo a camisa do Cruzeiro, Dedé se tornou Campeão Brasileiro. Na temporada seguinte, o Cruzeiro ganhou o Brasileirão de 2014, e o ex-Vasco se tornou bicampeão brasileiro.
Ao todo com o Cruzeiro, Dedé entrou em campo 173 vezes, marcando 15 gols e conquistando importante títulos, como os 2 Brasileiros.
Depois desse período de sucesso, Dedé começou a sofrer com muitas lesões em seu joelho direito, e não teve mais a mesma consistência dentro de campo. Ele ainda vestiu as camisas de Ponte Preta e Athletico Paranaense, mas esteve poucas vezes em campo.