Vasco da Gama irá jogar o basquete em 2023?
O Vasco da Gama está próximo de voltar a disputar uma liga nacional de basquete depois de quatro anos. Em comunicado oficial publicado no fim de dezembro, o clube cruzmaltino afirmou que irá realizar a captação de patrocínios e iniciará uma gestão para a nova equipe. O objetivo é inserir o Gigante da Colina novamente na principal competição da modalidade no país, a NBB. A ideia é iniciar no torneio na temporada de 2023/2014.
O novo diretor de basquete do clube será Pedro Ortega, que geriu a equipe do Fut7 e Futsal do cruzmaltino em 2022. O Vasco também anunciou o ex-jogador Gegê Chaia como responsável pela gestão técnica da divisão de basquete.
O planejamento do projeto será divulgado no mês de janeiro. No entanto, o Vasco já adiantou duas ações: a primeira é o retorno da base da equipe de basquete cruzmaltina. A segunda é a participação na disputa da Liga Nacional de Desenvolvimento (LDB), que vai contar com jovens promessas nacionais da categoria Sub 19.
Apesar do “desaparecimento” da modalidade nos últimos anos, o Vasco da Gama é um clube multicampeão no basquete. O Gigante da Colina conquistou o Campeonato Nacional masculino em 2000, e teve o ano mais vitorioso de sua história em 2001, quando conquistou o Nacional feminino e masculino, além de duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes.
E o basquete do Vasco também é responsável por marcas históricas na modalidade em âmbito nacional. O cruzmaltino foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA na história. O episódio aconteceu em 1999, quando o Almirante enfrentou o San Antonio Spurs, campeão da liga americana na época. O Gigante da Colina acabou sendo derrota, em partida que equivalia ao Mundial de Clubes na época.