Veja as lições que o Vasco pode aprender após a eliminação na Copa do Brasil
Embora a temporada ainda não tenha chegado ao fim, o Vasco começa a se organizar para 2025. A eliminação na semifinal da Copa do Brasil deixou um gosto amargo na boca do torcedor, mas indicou o caminho a ser seguido para recolocar o clube na disputa pelas principais competições do continente. O empate contra o Galo, inclusive, ilustrou bem o resultado das decisões tomadas ao longo do ano.
É nítido que boas campanhas são frutos de projetos consistentes e minimização de erros, ou seja, dentre outros itens, estabilidade e correção. Tudo o que faltou ao Vasco em 2024 e, mesmo assim, resultou em uma semifinal de Copa do Brasil e, por ora, a 10ª colocação do Campeonato Brasileiro.
Erros que impediram o Vasco de ter uma temporada melhor
Após um ano conturbado, onde o clube confirmou sua permanência na Série A apenas na última rodada, os torcedores esperavam tranquilidade. Contudo, mais uma vez, o Cruz-Maltino teve um início de temporada turbulento. No Campeonato Carioca, o desempenho ruim do time de Ramón Díaz resultou na eliminação para o Nova Iguaçu ainda na semifinal. Depois da derrota por 4×0 para o Criciúma, o treinador argentino deixou São Januário, com o Vasco na zona de rebaixamento.
Junto de uma possível nova luta para não cair, a 777 Partners perdeu o controle da SAF em maio e ruiu financeiramente, com Pedrinho tentando estabilizar um ambiente instável. Entre a terrível passagem de Álvaro Pacheco e a recuperação sob o comando de Rafael Paiva, uma única palavra pode explicar a eliminação do Vasco para além do extracampo: elenco.
Seja com a empresa norte-americana ou com o clube associativo, o Vasco gastou grandes quantias (mais de R$ 130 milhões) e não conseguiu preencher suas lacunas. Assim, a falta de opções em um time milionário limitou o Cruz-Maltino, que poderia chegar à final da Copa do Brasil e até brigar por uma vaga na Libertadores, mas esbarrou no trabalho ruim de seus gestores em 2024. Agora resta ver se o erros se repetirão ou não na próxima temporada.